14

DevOps e Automatização

Cultura DevOps e os três pilares de um projeto de Software.

Hoje vivemos em uma das melhores épocas da história para se trabalhar com ciências da computação. Ferramentas, linguagens, processos e capacidade de máquinas não parece ser mais o mesmo problema que enfrentavam os desenvolvedores e desenvolvedoras do século passado.

Uma das melhorias que apareceu nos últimos anos foi o provisionamento de servidores através da nuvem, melhor conhecido como Cloud Computing. Cada vez fica mais fácil criar recursos na nuvem e permite que os times se preocupem mais com o desenvolvimento e menos em "como implantar o sistema". Claro, isso não é válido para todos os projetos, mas em termos gerais, melhorou muito para os desenvolvedores e desenvolvedoras que se aventuram a fazer protótipos de aplicações e simplesmente querem ver um resultado rápido disponibilizado na internet.

Uma das áreas relacionadas com Cloud Computing é um termo denominado DevOps. Junto com os serviços na nuvem, vem de mão dada um termo chamado DevOps. Muitas pessoas definem DevOps de diversas maneiras, e hoje eu vou contar como eu o entendo.

DevOps como cultura

DevOps em si, é um termo bastante utilizado no mercado de TI, mas não há uma utilização padrão para o mesmo.

Por exemplo, DevOps é utilizado para referir-se a perfis de trabalho (DevOps Engineer), áreas dentro de uma empresa que substituem aquilo que conhecemos como Infraestrutura (Devops Area) ou então como uma cultura mesmo. No entanto, DevOps é um conceito mais de alto nível e torna-se algo difícil de explicar.

Eu entendo DevOps mais como uma cultura e um conjunto de práticas adotadas dentro de um time que permitem atingir um ciclo de vida mais eficiente em um projeto de desenvolvimento de Software.

DEV VS OPS

Você já deve ter ouvido que o time de Desenvolvimento (DEV) e o time de Operações (OPS) sempre tiveram um atrito. Muitos descrevem essa relação como dois times por um grande muro. Assim que um desenvolvedor finaliza uma tarefa, joga-se uma mensagem por cima do muro para o time de OPS, e assim que o time de OPS analisa a qualidade do código ou então da versão final de um pacote de software, normalmente chamado de bundle, joga-se novamente uma mensagem por cima do muro para o time de DEV, rejeitando as mudanças implementadas, e torna-se uma briga eterna gerada porque o time de desenvolvimento não se preocupou com as variáveis que afetariam a implantação e vice-versa.

DevOps como cultura muda esse cenário de atrito, convertendo-o em um cenário mais harmônico. Afinal, todos jogam no mesmo time e é de interesse comum tanto a qualidade do código escrito assim como a disponibilização do mesmo, através de Pipelines de integração continua.

As melhorias na área de infraestrutura facilitaram a interação por parte do time DEV nos quesitos do time de OPS. Com as novas camadas de abstração, qualquer integrante de um time pode monitorar, visualizar e analisar problemas que ocorrem em produção, e também gerar valor de uma forma mais rápida e eficiente.

Como isso ajuda no desenvolvimento de um projeto de Software?

Na minha opinião, existem 3 fatores que vão levar seu produto ao sucesso:

  1. Documentação
  2. Processos de Integração e Entrega Continua (CI/CD) (práticas DevOps)
  3. Reduzir dependências

Se você garantir que esses três pilares funcionam e estão coordenados na sua empresa, você já está a caminho do sucesso do seu projeto.

1. Documentação

Documentação é algo que poucos querem fazer e poucos dão valor. Em empresas que possuem uma estrutura remota, como é meu caso, a documentação torna-se um aliado de muita relevância dado que os integrantes do time trabalham em fusos horários diferentes e nem sempre existe uma pessoa que saiba tudo dentro de um time. Seu time deve ter muito claro qual lugar procurar quando algum erro acontece. A definição de processos, planos de ação contra eventualidades, e a própria descrição do funcionamento do sistema deve ter fácil acesso e ser do conhecimento de todos os integrantes do time.

Eu uso Notion. Particularmente, acho uma ferramenta muito fácil de usar, com muitos elementos visuais que facilitam o armazenamento de informação em diferentes formatos.

Sugiro uma estrutura básica de documentação assim:

  • Infrastructure: Documentação de scripts e rotinas que mantém a infraestrutura.
  • Frontend: Documentação de componentes do frontend. É bom ter essa documentação junto como um storybook.
  • Backend: Documentação de rotinas no backend
  • Conventions: Convenções do seu projeto. Aqui é interessante colocar todas as regras que vocês usam no seu projeto
  • Onboarding: Todo material necessário para os novos funcionários
  • Design Docs: Toda documentação de design do seu projeto
  • Application Docs: Documentação da sua aplicação. Aqui é interessante ter pastas separando a documentação da API, fluxo de dados, integrações, etc.

2. Processos de Integração e Entrega Continua (CI/CD)

Hoje é bastante comum a formação de times pequenos. Empresas como a Amazon usam uma regra chamada The Two Pizza Rule, que consiste em que o tamanho de um time dever ser aquele que pode ser alimentado com duas pizzas. Acredita-se que Jeff Bezos foi o primeiro a utilizar esse termo e aplicar ele dentro dos times da Amazon.

Empresas de porte médio e pequeno contam com um número limitado de colaboradores que acabam tendo múltiplas responsabilidades dentro de um time. É muito importante que os desenvolvedores e desenvolvedoras foquem no que agrega mais valor para empresa: O código. A filosofia de várias empresas como Heroku, Zeit, Netlify, entre outras, é reduzir a complexidade da implantação de um software na nuvem, e permitir que todo mundo seja capaz de escrever uma aplicação e disponibilizá-la rapidamente.

Essa facilidade se logra através de processos de Integração continua (CI) e Entrega continua (CD), usando ferramentas como Jenkins e AWS Pipeline. Existe também a possibilidade de você escrever a sua infraestrutura como recursos escritos em forma de código, usando ferramentas/linguagens como Terraform, CloudFormation, entre outras.

PS. Não tenho certeza se podemos considerar Terraform e Cloudformation como linguagens, mas me atreveria a dizer que são.

Após a definição do processo de implantação, basta um click para gerar uma nova versão de uma aplicação ou então simplesmente um push em uma branch específica para acionar a nova implantação. A automatização desses processos permite entregar valor para o cliente RÁPIDO!

3. Reduzir dependências

Quando uso a frase "Reduzir dependências" me refiro explicitamente à pessoas. Um termo que expliquei em um dos artigos anteriores, THE BUS FACTOR, baseia-se em um indicador que mede quanto você depende de uma pessoa específica no seu time.

Quão concentrado é o conhecimento no seu time?

Reduzir a dependência de conhecimento é muito importante, e cabe a você documentar e criar os processos necessários para que todo mundo possa escrever código, saber o que fazer se acontece um imprevisto, e saber como gerar uma nova versão da sua aplicação. Você não pode depender só de uma pessoa para que os itens que acabo de mencionar sejam acionados.

Como posso fazer isso na prática

Em teoria, tudo isso funciona muito bem. Mas na prática, nem sempre é fácil de implementar. Eu me faço uma pergunta todo dia:

O que posso fazer para facilitar a vida dos integrantes do meu time?

Pensando nisso, eu crio ferramentas que automatizam parte do meu trabalho, documento a forma em que qualquer pessoa pode utilizá-la, e encorajo cada integrante do time a que utilize as ferramentas que desenvolvemos internamente na empresa. Isso reduz as dependências de conhecimento e aumenta a nossa produtividade e a velocidade com que entregamos novas funcionalidades.

Para dar um exemplo mais específico, desenvolvi recentemente um processo de release de novas versões de maneira automática, e funciona assim:

  1. Uma pessoa trabalha em uma tarefa XYZ e deve trabalhar em uma branch do git separada da branch DEV.

  2. Após finalizar a tarefa, cria-se um pull request. É muito importante a utilização de nomes apropriados, que informem o que foi realizado na tarefa específica.

  3. Os itens 1 e 2 acontecem várias vezes durante cada sprint. Nós geramos um release após cada sprint, que dura uma semana. A frequência não interessa no fim das contas.

  4. Após finalizar a sprint, uma pessoa é responsável por fazer merge do código que está em dev no master e criar um pull request com o formato "RELEASE $NUMERO_DA_VERSÃO". Esse formato de nome é muito importante, pois será usado pelo script.

  5. Executamos um script em Python que busca todos os pull requests aceitos desde o último pull request cujo nome contém a palavra RELEASE, e monta uma tabela em formato Markdown contendo o nome do pull request, o ID, e o link. Finalmente, o script gera uma tag e um release desde a branch master. Isso tudo, com um click.

Publiquei no meu repositório o script que automatiza esse processo. Eu gastava anteriormente ao redor de 10 a 15 minutos para gerar uma nova release, criar uma tag na branch master, e fazer uma lista com todos os itens implementados na release atual. Agora em questão de segundos, consigo fazer isso.

Confira a descrição detalhada do processo e o script que faz isso para você nesse link.

Conclusão

Boas práticas são a fundação do seu projeto. Convido-o a que se faça as seguintes perguntas:

  1. Qual parte do meu trabalho é repetitiva ?
  2. Como posso gastar menos tempo nessas tarefas repetitivas ?
  3. O que posso fazer para que meu trabalho seja menos propenso a erros e garantir a qualidade do meu projeto ?

A resposta disso é automatização, documentação e uma cultura DevOps.

O que você acha disso? Na sua empresa também implementam práticas desse tipo?

Uma pequena ajuda

Se achou algum erro de português 📙, por favor me avise. Não sou nativo e sempre passa alguma coisa batida 😃

Gostou ? Compartilhe e comente!